Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]


Muita gente ainda tem essa dúvida, por isso resolvemos criar esse artigo com base em informações recolhidas na web.


A resposta para a pergunta do título é: NÃO! Recarregar constantemente o aparelho, hoje, é o método recomendado pelos fabricantes. Em resumo, realizar diversas recargas antes do término da bateria não vai estragar seus aparelhos.

Dessa forma, quem deixa dispositivos conectados muito tempo à uma tomada não precisa se preocupar em perder desempenho ou com possíveis danos causados pelas constantes recargas.

Vale mencionar que até alguns anos atrás a resposta seria totalmente diferente, devido ao chamado efeito memória (ou "vicio" da bateria), muito comum em aparelhos com mais idade. Antigamente, as baterias utilizadas eram feitas de Níquel-Cádmio, uma tecnologia menos eficiente e que costumava apresentar vários problemas em caso de recargas recorrentes.

O efeito memória funciona da seguinte forma: quando um aparelho era recarregado, a bateria se "lembrava" da carga inicial e a considerava como o ponto zero. Assim, se você recarregasse o aparelho com 80% da carga, eram grandes as chances de que, em pouco tempo, só fosse possível utilizar os 20% restantes da bateria – o que significa muito pouco tempo de uso e a dependência da conexão com uma fonte de energia externa. Dessa forma, a melhor maneira de prolongar a vida dos aparelhos era sempre recarregá-los somente quando não houvesse mais energia.

Com as baterias baseadas em Íon-Lítio (que estão presentes em todos os aparelhos mais atuais), o efeito memória desapareceu completamente. Isso significa que não importa se a bateria está com 40% ou 70% de vida – a recarga pode ser feita sem nenhum problema ou perda de desempenho. Inclusive o recomendado é deixá-la o mais próximo da carga total sempre que possível.

Dúvida solucionada? Por favor, deixem suas opiniões nos comentários.

3 comentários:

  1. Belo Tópico ^^ No Caso dos Q5(GenÊricos)è Totalmente fail essa téoria kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Não dá certo com celulares "genéricos" pois suas baterias também são "genéricas" kkk

      Excluir
  2. mas nao e o que acontece na prática, alguns celulares como iphone, windows phone ou galaxy depois de alguns meses apos a compra se percebe claramente que o rendimento da bateria não é mais o mesmo :/

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]